Parâmetros do aquário

domingo, 26 de junho de 2011

Como tudo começou.

Tudo começou com uma passagem de vários anos por aquários tropicais, começou com um pequenino e foi aumentando de tamanho, até que me casei e pude ai fazer o que realmente queria. Comprei vários discus e tive cerca de 3 anos com eles já a fazer criações, mas a vinda do meu filho exigia que ou acabasse a hobby ou tivesse um aquário que me desse pouco trabalho. Foi assim que nasceu este projecto e em 2009 o bichinho dos aqários de água salgada falaram mais alto, mas havia muitos tabus a ultrapassar, e a primeira era se um aquariofilista mesmo experiente como eu conseguia manter um aquário de água salgada. Sempre tive receio e decidi nesse dia ultrapassar esse medo e pus-me a estudar o que seria necessário saber e o que seria necessário comprar para realizar o projecto que pretendia, ou seja estecticamente bonito pois era para ficar na sala e que desse pouco trabalho.

Após algumas pesquisas eis a solução:


Embora sabendo que não é o sistema ideal era o sistema que mais se adequava ao que queria pois já tem tudo que queria, inclusivé o facto de estar pronto a funcionar.
Depois da escolha feita, vendi todos os discos aquários e equipamentos que não me iria fazer falta e mandei vir da Alemanha o RED SEA MAX 130D + STARTER KIT, o recife do Samouco dava os primeiros passos.

Caracteristicas:

 AQUI

Como neste hobby paciência á uma virtude, aguardei para ter mais uns trocos para ir comprar a famosa rocha viva que resumidamente é uma rocha que contem nutrientes, bactérias e bicharada que irá fazer a filtração do aquário. Precisava de cerca de 30 Kg de rocha então comprei 20Kg viva e 10Kg de Rocha normal para ser maturada.

Tinha tudo para começar, montei o aquário meti a areia as rochas uma bomba adicional para compensar os défices de corrente que existe no aquário e toca de encher de água e sal. Agora dizem vocês, e lá foi ele a correr para a loja comprar peixes, não é? ERRADO. Um aquário de água salgada tem de estar a maturar para que os niveis quimicos da água estabilizem. Foram 3 penosos meses, claro que a coisa até podia ser feita mais rápido mas queria fazer tudo certinho como diziam. Após 3 meses a mostrar calhaus aos familiares e amigos, fui comprar peixes.

2 amphiprion ocellaris vulgarmente conheçidos por peixe palhaço



1 paracanthurus hepatus conhecido como cirurgião patela ou Blue Tang



e um Zebrasoma flavescens conhecido por Cirurgião Amarelo ou Yellow Tang



este ultimo veio a morrer mais tarde.

Fui buscar uns nassários á lagoa de albufeira e vieram 4 que ainda hoje estão no aquário.

Entretanto em Junho de 2010 comprei estes

2 Chromis viridis ou Blue-green Chromis



1 chrysiptera parasema ou yellow tail blue damsel fish


e foi assim até practicamente ao dias de hoje. Practicamente pouco mais do que mudar água e dar de comer aos peixes mas sem corais pois esse seria outro tabu a ultrapassar.

2 comentários:

  1. Adorei o teu blog principalmente aquela parte em que dizes "e ainda arranjei um ajudante".
    É de reparar que vê-se que tens gosto naquilo que fazes...

    ResponderEliminar
  2. António E. Chagas Inácio4 de dezembro de 2011 às 00:24

    Daqui do Recife no Brasil o teu pai te dá os parabéns por toda essa beleza e ainda por todos os teus conhecimentos sobre o assunto... Aproveita a vida fazendo tudo o que gostares fazer...
    Tenho muito orgulho de ti e também do teu irmão.
    Os meus sinceros parabéns filho.
    Força e continua.....

    ResponderEliminar